Quem acompanha o 'BBB 26' sabe que a pauta da vez está nas mãos de Sarah Andrade... ou melhor, na boca. A ex-BBB 21 tem nutrido uma rivalidade com Ana Paula Renault no reality show, mas é uma atitude inusitada da empresária que vem incomodando muita gente: o fato dela rir ao final de quase todas as frases que fala.
Em constante tensão no reality show, o ato de sorrir quase sempre é reservado para momentos realmente engraçados, mas Sarah Andrade despertou a curiosidade do público ao deixar um sorrisinho (por vezes sem graça, por vezes amarelo) em quase tudo o que fala, desde as situações mais tensas até as estratégias de jogo que traça ao lado dos seus aliados.
O assunto viralizou nas redes sociais com diversas reclamações e até foi ironizado por Babu Santana dentro do 'BBB 26', quando o ator imitou, em conversa com aliados, o riso da influenciadora [veja o vídeo abaixo]. A atitude levou até a equipe de Sarah e emitir uma nota repudiando a atitude que, segundo eles, foi feita para tentar ridicularizar a loira.
"Quando a régua moral cai só para alguns! Ridicularizar alguém pelo seu jeito de ser não é brincadeira, é atitude vexatória. Não é a primeira vez que vemos Babu imitando a Sarah enquanto quem está ao redor ri, transformando o jeito dela em motivo de deboche", disse parte da nota.
A psicologia tem uma notícia para quem costuma rir de tudo e ela nem sempre é boa. Rir é, sim, uma atitude positiva, mas quando o ato acontece até mesmo nos momentos de tristeza e tensão, este é um ponto a ser observado.
Em um artigo publicado no site Campo Grande News, a psicóloga clínica Cristiane Lang, especialista em Oncologia pelo Instituto de Ensino Albert Einstein de São Paulo, abordou o assunto. Segundo a profissional, o hábito de rir de tudo até parece leveza e felicidade, mas esconde um desespero disfarçado.
"Rir de tudo pode ser visto como uma característica de pessoas otimistas, aquelas que encontram motivos para rir até nas situações mais desafiadoras. E, de fato, manter uma atitude positiva diante da vida é uma qualidade admirável. No entanto, existe uma linha tênue entre encarar a vida com leveza e usar o riso como um escudo para evitar lidar com emoções e situações complicadas", diz.
Segundo a psicóloga, muitas pessoas usam a risada como um mecanismo de defesa, a fim de lidar com o desconforto e até aliviar a tensão - algo que, no 'BBB', os participantes estão em constante contato. No entanto, rir de tudo pode ser um sinal de evitar o contato com emoções difíceis ou problemas.
"Muitas vezes, essa fuga pode levar a uma desconexão consigo mesmo, tornando difícil reconhecer e validar o que se sente", diz Cristiane Lang.
Conforme destaca a psicóloga em seu artigo para o Campo Grande News, sorrir não é um problema, já que o ato é saudável e necessário para a vida e saúde mental. Porém, existe um problema muito grande quando o riso negligencia alguns sentimentos, além de ser uma forma de evitar o desconforto em situações que não são engraçadas.
"Rir de tudo pode parecer leveza, mas em muitos casos é um disfarce para o desespero. Pode parecer felicidade, mas pode ser um sinal de que algo não vai bem. Por isso, é importante olhar além do riso, tanto em si mesmo quanto nos outros. Ofereça um espaço de escuta e acolhimento para aqueles que parecem sempre felizes, mas escondem a dor por trás de uma risada constante", diz Cristiane Lang.